Criar uma conta no Google Analytics.

Acesse o Google Analytics

Visite Google Analytics e faça login com sua conta Google, ou crie uma se não tiver uma.

Criar uma conta do Analytics

Clique em Administrar (ícone de engrenagem no canto inferior esquerdo). Em “Conta,” click em “Criar conta.”

Insira o nome da conta e marque as opções relevantes em “Configurações da conta.
Importante aqui são “Compartilhar os dados de sua conta com outros serviços do Google” (geralmente, ativar essa opção pode ajudar a otimizar a eficácia das campanhas de anúncios e aprimorar a análise de dados) e  “Configurações de Propriedade Padrão” onde define a zona horária e a sua moeda local. É importante configurar a zona de horário corretamente para ter dados sobre hora do dia corretamente fornecidas.

Criar uma propriedade

Insira o nome da propriedade (geralmente o nome do seu site) e selecione a zona horária e a moeda. Clique em “Próxima” para configurar a sua propriedade.

Escolher a plataforma

Selecione Web. Insira o URL do seu site e o nome do fluxo de dados.

Clique em Criar fluxo.

Depois de criar o fluxo da web, você receberá o “código de medição” (tag do Google Analytics).

O código tem o seguinte formato (XXXXXXXXXX representando o seu ID do Analytics):

<!– Google tag (gtag.js) –> <script async src=”https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=G-XXXXXXXXXXX”></script> <script> window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag(‘js’, new Date()); gtag(‘config’, ‘G-XXXXXXXXXXX’); </script>

Copie este código ou guarde num documento de texto na sua área de trabalho.

Adicionar o Código ao Seu Site

O código deve ser adicionado dentro da tag <head> de todas as páginas do seu site. Se você estiver usando um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), como WordPress, pode achar um plugin adequado facilmente. O próprio Google oferece o Google Site Kit, uma ferramenta completa para implementação de vários produtos do Google como GA4, o Google Search Console e Tagmanager, entre outros.

Pronto! Agora você pode acompanhar vários aspectos do tráfego no seu site.

Como acompanhar conversões, como vendas ou leads (formulários enviados, cliques em seu número de telefone, e-mail ou botões) explicaremos no próximo Post.

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