Com os fatores On-Page e Off-Page permanecendo o cerne das operações, o futuro reserva algumas tendências interessantes.
Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (Machine learning)
Dessa forma, a importância do conteúdo relevante e da experiência do usuário aumentará ainda mais para o posicionamento. Como resultado, os algoritmos de classificação se tornarão mais sofisticados, usando IA e aprendizado de máquina para entender melhor o que o usuário que realiza a consulta está procurando. Assim, a importância do conteúdo relevante e da experiência do usuário aumentará ainda mais no posicionamento.
Pesquisa Conversacional e Pesquisa por Voz
A busca pela voz e conversacional deverá ser ainda mais adotada. A mudança de palavras-chave para consultas naturais e conversas fluidas, que contêm o motor de busca, precisará adaptar seus sites para a busca por voz, que será conversacional, com conteúdo falado mais amigável e marcação de esquema adequada.
Entidades e Pesquisa Semântica: Semântica de Entidades
Isso possibilitará interpretar ainda mais como as entidades e conceitos se relacionam, significando que estruturar seu site com dados semânticos ricos, como marcação de esquema, será absolutamente chave para ter seu site efetivamente entendido e indexado.
Pesquisa Visual e Reconhecedora de Imagens
Pesquisa visual e sistemas de reconhecimento de imagens muito provavelmente se tornarão mais avançados, e eles podem ocorrer diretamente através dos motores de busca. Você precisará otimizar as imagens do seu site com o texto ‘alt’ descritivo certo e os metadados relevantes para poder atrair tráfego para o seu site através de buscas visuais.
Privacidade do Usuário e Dados Pessoais
Se essa tendência persistir, a preocupação com a privacidade do usuário e o uso de seus dados pessoais continuará provavelmente influenciando os algoritmos de busca. Isso significa que qualquer otimização de site terá que ser realizada levando isso em consideração e, portanto, deve-se atentar para as regulamentações de privacidade que serão aplicadas, como, por exemplo, a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no Brasil.
Foco na Experiência do Usuário
A experiência do usuário (UX) será uma das variáveis mais eficazes para SEO. Assim, a experiência do usuário (UX)—favorecendo a navegação fácil, velocidade de carregamento e responsividade de um site—serão conquistadores de mercado. Fake News e Combate à Desinformação: Os motores de busca vão assumir cada vez mais o papel humano em discernir e filtrar notícias falsas e desinformação. Isso resultará em sites que são naturais, confiáveis e verificados na fonte, portanto tendo credibilidade online, e ganharão mais visibilidade nas páginas de resultados dos motores de busca.
Conclusão
O futuro do mecanismo de pesquisa é muito dinâmico. Ficar atualizado com as tendências e mudanças atuais assegurará o sucesso otimizado do seu site nesta terra digital que está sempre mudando.